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09/04/2019

Prazos e Fretes

Por que a demora no frete em lugares próximos?

A entrega de mercadoria é um ponto muito importante para a satisfação do cliente. Algumas medidas podem ser adotadas para tratar o frete, sem dores de cabeça, com o seu cliente

Nosso primeiro ponto é entender o que são locais próximos: 10 kms, 100 kms, 300 kms? E demora na entrega: 24h, 48h, 72h?

O que existe é a falta de informação ou informação incorreta. Quando uma empresa se compromete em entregar em até 72h em toda a região de Campinas, por exemplo, pode parecer muito tempo, se a compra foi efetuada em uma loja de São Paulo. Porém, se a informação estiver correta, o cliente vai ficar satisfeito se a sua encomenda chegar nesse prazo ou antes. Por outro lado, se uma transportadora de São Paulo informar que entrega em Manaus em 24h, certamente vai gerar uma expectativa muito grande e posteriormente a frustração por parte de quem contratou, pois esse prazo, dificilmente, será cumprido.


 

As Etapas do Frete:

 

Para entender um pouco mais sobre os prazos de entregas é necessário entender as suas etapas. Vamos simplificar as etapas de uma transportadora de São Paulo que entregará uma mercadoria em um raio considerado curto, onde o prazo é de 24h. Será que é possível?

 

1 – A transportadora recebe todas as solicitações de coleta e registra em seu sistema.

2 – No final do dia, esse número é contabilizado para a definição de veículos que precisarão ser utilizados nas coletas no próximo dia útil. O que determina o número de veículos é a quantidade de volumes, regiões, dimensões da carga e o tempo de espera.

3 – Após as coletas os veículos entregam os volumes no armazém com suas respectivas notas. Esse já é o segundo dia após o fechamento do frete.

4 – Normalmente, no início da noite começam as operações de “desembaraço”. As tarefas são cronometradas para que as cargas fiquem disponíveis para o carregamento nos horários pré-determinados.

5 – Nesta etapa do processo é feita a roteirização e separação de todos os volumes que seguirão em um mesmo veículo para as entregas da região dele. Caso algum volume ou documento se perca podem ocorrer atrasos nos embarques.

6 – Assim que todos os volumes e notas estejam separados para o carregamento, o frete será realizado no próximo dia útil, o terceiro após o fechamento do frete.

7 – Para que os veículos sejam liberados para realizar as entregas é preciso emitir um romaneio de transporte, que é a relação com todas as informações das notas em forma de relatório.

8 – Além do romaneio é necessário fazer o manifesto que o documento exigido para efeito de seguro. Seguido da emissão do CT-e.

9 – Se durante as entregas surgirem imprevistos como endereço errado, pessoa ausente, área de risco, alagamentos, restrição de trânsito, demora no atendimento, entre outros, as entregas que ainda não foram realizadas correm o risco de voltar para o armazém e entrar em novo processo para ser entregue no próximo dia.

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